Planinauta

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Planinauta

Mensagem  Ruben em Dom Jan 06, 2008 6:13 pm

***Tipo de card: Planinauta***

Planinauta um novo tipo de card. Os planinautas so poderosos aliados que

voce que pode convocar para lutar ao seu lado.

Garruk Falabravo
{2}{G}{G}
Planinauta -- Garruk
[+1]: Desvire dois terrenos alvo.
[-1]: Coloque em jogo uma ficha de criatura verde 3/3 do tipo Besta.
[-4]: As criaturas que voce controla recebem +3/+3 e ganham atropelar ate o

final do turno.

Voce pode jogar um planinauta no momento em que puder jogar um feitio. Um

planinauta uma permanente, portanto, quando uma magica de planinauta

resolvida, ela entra em jogo sob seu controle. Qualquer magica ou habilidade

que afete uma permanente (por exemplo, "destrua a permanente alvo") pode

afetar um planinauta. Observe que os planinautas no so criaturas; se um

card diz que afeta uma criatura, ele no afetaria um planinauta!

_SUBTIPOS DE PLANINAUTA_
Cada planinauta tem um subtipo. Por exemplo, Garruk Falabravo tem

"Planinauta -- Garruk" em sua linha de tipo. Esses subtipos tambem so

chamados de tipos de planinauta. Eles no so tipos de criatura; eles fazem

parte de uma lista independente.

* Se houver dois ou mais planinautas em jogo que compartilhem um subtipo,

todos eles sero colocados nos cemiterios de seus donos como um efeito

baseado no estado.

_LEALDADE DE PLANINAUTA_
Lealdade uma caracteristica que somente os planinautas tm. Cada

planinauta tem um numero de lealdade impresso no canto inferior direito do

card. Isso no poder nem resistencia -- um novo valor.

* Um planinauta entra em jogo com uma quantidade de marcadores de lealdade

igual ao seu numero de lealdade. Durante o tempo em que o planinauta esta em

jogo, sua lealdade igual ao numero de marcadores de lealdade sobre ele, e

o n�mero de lealdade impresso nele ignorado.

* O dano causado a um planinauta resulta na remoo daquela quantidade de

marcadores de lealdade; consulte "Causar dano a planinautas" abaixo.

* Jogar a habilidade de um planinauta faz com que ele ganhe ou perca

lealdade; consulte "Habilidades de planinauta" abaixo. Quando um planinauta

perde lealdade, aquela quantidade de marcadores de lealdade removida dele.

Quando um planinauta ganha lealdade, aquela quantidade de marcadores

adicionais acrescentada a ele.

* Se a lealdade de um planinauta � igual a 0, ele colocado no cemitrio

de seu dono como um efeito baseado no estado.

* Durante o tempo em que um card de planinauta no esta em jogo, sua

lealdade igual ao numero impresso no seu canto inferior direito.

_HABILIDADES DE PLANINAUTA_
Cada planinauta na coleo _Lorwyn_ tem 3 habilidades ativadas. Essas

habilidades t�m restri��es espec�ficas que n�o est�o escritas no

card, e seus custos t�m um novo s�mbolo.

* Uma habilidade de planinauta s� pode ser jogada pelo controlador daquele

planinauta, e somente quando ele puder jogar um feiti�o. Um jogador pode

jogar uma habilidade de planinauta no turno em que ele entra em jogo. Um

jogador n�o pode jogar uma habilidade de planinauta se uma de suas

habilidades j� tiver sido jogada naquele turno. Em outras palavras, voc�

est� limitado a jogar uma habilidade de cada um de seus planinautas

durante o seu turno.

* O custo para jogar uma habilidade de planinauta � representado por uma

seta com um n�mero dentro. As setas para cima cont�m n�meros

positivos, como "+3"; isso significa "Coloque tr�s marcadores de lealdade

neste planinauta." As setas para baixo cont�m n�meros negativos, como

"-1"; isso significa "Remova um marcador de lealdade deste planinauta."

Voc� s� pode jogar uma habilidade de planinauta com custo de lealdade

negativo se o planinauta tiver no m�nimo aquela quantidade de marcadores

de lealdade sobre ele.

_PLANINAUTAS EM COMBATE_
Os planinautas n�o s�o criaturas, portanto eles n�o podem atacar nem

bloquear. Entretanto, os planinautas podem ser atacados.

No in�cio da etapa de declara��o de atacantes, se o jogador defensor

controla um planinauta, o jogador ativo declara quem ou o que cada criatura

atacante est� atacando: o jogador defensor ou um dos planinautas daquele

jogador. Todas as criaturas atacantes podem atacar a mesma coisa ou coisas

diferentes. Se o jogador defensor controla m�ltiplos planinautas, qualquer

um deles ou todos eles podem ser atacados durante a mesma fase de combate.

No in�cio da etapa de declara��o de bloqueadores, o jogador defensor

declara quais criaturas que ele controla (se existirem) est�o bloqueando

as criaturas atacantes. As criaturas bloqueadoras n�o se importam com quem

ou o que as atacantes est�o atacando.

Durante a etapa de avalia��o do dano de combate, o dano das criaturas

n�o bloqueadas atacando o jogador defensor, o dano das criaturas

bloqueadas e o dano das criaturas bloqueadoras s�o atribu�dos e causados

normalmente. As criaturas n�o bloqueadas que est�o atacando um

planinauta atribuem e causam seu dano de combate �quele planinauta, o que

faz com que aquela quantidade de marcadores de lealdade seja removida dele.

Os planinautas, assim como os jogadores, n�o causam dano de combate.

* Se uma criatura com atropelar est� atacando um planinauta e �

bloqueada, o atacante deve atribuir dano letal a cada bloqueador, e pode

atribuir o dano em excesso ao planinauta. Entretanto, uma criatura com

atropelar que est� atacando um planinauta n�o pode "pisotear" aquele

planinauta e atribuir dano de combate ao jogador defensor.

* Se um planinauta deixar o jogo ou mudar de controlador, ele ser�

removido de combate e deixar� de ser atacado. Entretanto, a criatura que

estava atacando aquele planinauta n�o ser� removida de combate -- ela

continuar� a atacar. Mas ela pode ser bloqueada. Se ela n�o for

bloqueada, ela permanecer� uma criatura atacante, mas n�o atribuir�

nenhum dano durante a etapa de avalia��o do dano de combate. Se ela for

bloqueada, ela causar� dano a qualquer criatura que a estiver bloqueando

normalmente. Se o atacante tiver atropelar, a habilidade de atropelar n�o

ter� nenhum efeito porque n�o h� nada a que a criatura possa atribuir

o dano em excesso.

* Em uma partida com v�rios participantes do tipo "Gigante de Duas

Cabe�as", uma criatura pode atacar a equipe defensora ou um planinauta

controlado por um dos membros daquela equipe. Uma criatura atacando um

planinauta pode ser bloqueada por criaturas controladas por um dos membros

da equipe defensora, n�o apenas por criaturas controladas pelo controlador

do planinauta.

_CAUSAR DANO A PLANINAUTAS_
Se uma fonte que voc� controla fosse causar dano que n�o � de combate

a um oponente, em vez disso, voc� pode fazer com que aquela fonte cause

aquele dano a um planinauta que o oponente controla. Este � um efeito de

redirecionamento: voc� decide se deseja redirecionar o dano conforme o

efeito de redirecionamento � aplicado, e est� sujeito �s regras

normais de ordem de efeitos de substitui��o. O jogador afetado pelo dano

escolhe a ordem na qual aplicar os efeitos, mas o controlador da fonte do

dano escolhe se o dano ser� redirecionado. Observe que este

redirecionamento n�o pode ser aplicado ao dano de combate.

* Por exemplo, embora voc� n�o possa usar um planinauta como alvo de

Choque, voc� pode ter seu oponente como alvo de Choque, e ent�o,

conforme Choque � resolvido, escolher fazer com que Choque cause seus 2

pontos de dano a um dos planinautas de seu oponente. Se fizer isso, dois

marcadores de lealdade ser�o removidos daquele planinauta.

* Voc� n�o pode escolher dividir o dano entre um jogador e um

planinauta. No exemplo de Choque acima, voc� n�o poderia fazer com que

Choque causasse 1 ponto de dano ao jogador e 1 ponto de dano ao planinauta.

* Se uma fonte que voc� controla fosse causar dano a voc�, voc� n�o

pode fazer com que, em vez disso, aquela fonte cause aquele dano a um de

seus planinautas.

* Em uma partida do tipo "Gigante de Duas Cabe�as", o dano que seria

causado a um jogador n�o pode ser redirecionado a um planinauta que seu

colega de equipe controle.

Tyu_2k4 10-10-2007 20:28:53
Os planeswalkers (planinautas) n�o s�o creaturas, logo n�o podem

atacar ou defender, e por isso n�o t�m poder nem resistencia.

Basicamente estas cartas devem ser consideradas "mini-jogadores", que t�m

uma liga��o ao jogador que os jogou, sob a forma de marcadores de

lealdade. o Ajani por exemplo entra em jogo com 4 marcadores de lealdade, e

tal como tu podes jogar cartas para por creaturas, ganhar vida, por

marcadores +1/+1, estes mini jogadores podem fazer as habilidades que nelas

estao descritas, sendo o custo das habilidades tirar ou por um nunmero de

marcadores igual ao descrito a esquerda da habilidade, podes usar apenas 1

por turno, usar como se fosse feiti�o, nao podes usar a habilidade de -6

enquanto n�o tiveres 6 ou mais marcadores e podes jogar kker uma das

habilidades no turno em que o planeswalker entrou em jogo (n�o �

creatura, logo n tem enjoo).
de resto kdo te atacam podem declarar qual o alvo de cada creatura

atacante... o jogador (tu) ou o mini-jogador (o planeswalker) do mesmo modo

podes usar cartas de dano directo a um jogador no planisnauta. e o dano �

contabilizado sob a forma de retirar marcadores de lealdade por cada ponto

de dano (de combate ou directo) infligido.
por fim, estas cartas v�o para o cemit�rio quando n�o t�m marcadores

de lealdade, quer por terem levado dano, ker por teres tirado marcadores a

mais...

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Re: Planinauta

Mensagem  Ignis em Seg Jan 14, 2008 9:00 am

Muita giro canho!! farao

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