Planinauta
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Planinauta
***Tipo de card: Planinauta***
Planinauta é um novo tipo de card. Os planinautas são poderosos aliados que
voce que pode convocar para lutar ao seu lado.
Garruk Falabravo
{2}{G}{G}
Planinauta -- Garruk
[+1]: Desvire dois terrenos alvo.
[-1]: Coloque em jogo uma ficha de criatura verde 3/3 do tipo Besta.
[-4]: As criaturas que voce controla recebem +3/+3 e ganham atropelar ate o
final do turno.
Voce pode jogar um planinauta no momento em que puder jogar um feitiço. Um
planinauta é uma permanente, portanto, quando uma magica de planinauta é
resolvida, ela entra em jogo sob seu controle. Qualquer magica ou habilidade
que afete uma permanente (por exemplo, "destrua a permanente alvo") pode
afetar um planinauta. Observe que os planinautas não são criaturas; se um
card diz que afeta uma criatura, ele não afetaria um planinauta!
_SUBTIPOS DE PLANINAUTA_
Cada planinauta tem um subtipo. Por exemplo, Garruk Falabravo tem
"Planinauta -- Garruk" em sua linha de tipo. Esses subtipos tambem são
chamados de tipos de planinauta. Eles não são tipos de criatura; eles fazem
parte de uma lista independente.
* Se houver dois ou mais planinautas em jogo que compartilhem um subtipo,
todos eles serão colocados nos cemiterios de seus donos como um efeito
baseado no estado.
_LEALDADE DE PLANINAUTA_
Lealdade é uma caracteristica que somente os planinautas têm. Cada
planinauta tem um numero de lealdade impresso no canto inferior direito do
card. Isso não é poder nem resistencia -- é um novo valor.
* Um planinauta entra em jogo com uma quantidade de marcadores de lealdade
igual ao seu numero de lealdade. Durante o tempo em que o planinauta esta em
jogo, sua lealdade é igual ao numero de marcadores de lealdade sobre ele, e
o n�mero de lealdade impresso nele é ignorado.
* O dano causado a um planinauta resulta na remoção daquela quantidade de
marcadores de lealdade; consulte "Causar dano a planinautas" abaixo.
* Jogar a habilidade de um planinauta faz com que ele ganhe ou perca
lealdade; consulte "Habilidades de planinauta" abaixo. Quando um planinauta
perde lealdade, aquela quantidade de marcadores de lealdade é removida dele.
Quando um planinauta ganha lealdade, aquela quantidade de marcadores
adicionais é acrescentada a ele.
* Se a lealdade de um planinauta � igual a 0, ele é colocado no cemitério
de seu dono como um efeito baseado no estado.
* Durante o tempo em que um card de planinauta não esta em jogo, sua
lealdade é igual ao numero impresso no seu canto inferior direito.
_HABILIDADES DE PLANINAUTA_
Cada planinauta na coleção _Lorwyn_ tem 3 habilidades ativadas. Essas
habilidades t�m restri��es espec�ficas que n�o est�o escritas no
card, e seus custos t�m um novo s�mbolo.
* Uma habilidade de planinauta s� pode ser jogada pelo controlador daquele
planinauta, e somente quando ele puder jogar um feiti�o. Um jogador pode
jogar uma habilidade de planinauta no turno em que ele entra em jogo. Um
jogador n�o pode jogar uma habilidade de planinauta se uma de suas
habilidades j� tiver sido jogada naquele turno. Em outras palavras, voc�
est� limitado a jogar uma habilidade de cada um de seus planinautas
durante o seu turno.
* O custo para jogar uma habilidade de planinauta � representado por uma
seta com um n�mero dentro. As setas para cima cont�m n�meros
positivos, como "+3"; isso significa "Coloque tr�s marcadores de lealdade
neste planinauta." As setas para baixo cont�m n�meros negativos, como
"-1"; isso significa "Remova um marcador de lealdade deste planinauta."
Voc� s� pode jogar uma habilidade de planinauta com custo de lealdade
negativo se o planinauta tiver no m�nimo aquela quantidade de marcadores
de lealdade sobre ele.
_PLANINAUTAS EM COMBATE_
Os planinautas n�o s�o criaturas, portanto eles n�o podem atacar nem
bloquear. Entretanto, os planinautas podem ser atacados.
No in�cio da etapa de declara��o de atacantes, se o jogador defensor
controla um planinauta, o jogador ativo declara quem ou o que cada criatura
atacante est� atacando: o jogador defensor ou um dos planinautas daquele
jogador. Todas as criaturas atacantes podem atacar a mesma coisa ou coisas
diferentes. Se o jogador defensor controla m�ltiplos planinautas, qualquer
um deles ou todos eles podem ser atacados durante a mesma fase de combate.
No in�cio da etapa de declara��o de bloqueadores, o jogador defensor
declara quais criaturas que ele controla (se existirem) est�o bloqueando
as criaturas atacantes. As criaturas bloqueadoras n�o se importam com quem
ou o que as atacantes est�o atacando.
Durante a etapa de avalia��o do dano de combate, o dano das criaturas
n�o bloqueadas atacando o jogador defensor, o dano das criaturas
bloqueadas e o dano das criaturas bloqueadoras s�o atribu�dos e causados
normalmente. As criaturas n�o bloqueadas que est�o atacando um
planinauta atribuem e causam seu dano de combate �quele planinauta, o que
faz com que aquela quantidade de marcadores de lealdade seja removida dele.
Os planinautas, assim como os jogadores, n�o causam dano de combate.
* Se uma criatura com atropelar est� atacando um planinauta e �
bloqueada, o atacante deve atribuir dano letal a cada bloqueador, e pode
atribuir o dano em excesso ao planinauta. Entretanto, uma criatura com
atropelar que est� atacando um planinauta n�o pode "pisotear" aquele
planinauta e atribuir dano de combate ao jogador defensor.
* Se um planinauta deixar o jogo ou mudar de controlador, ele ser�
removido de combate e deixar� de ser atacado. Entretanto, a criatura que
estava atacando aquele planinauta n�o ser� removida de combate -- ela
continuar� a atacar. Mas ela pode ser bloqueada. Se ela n�o for
bloqueada, ela permanecer� uma criatura atacante, mas n�o atribuir�
nenhum dano durante a etapa de avalia��o do dano de combate. Se ela for
bloqueada, ela causar� dano a qualquer criatura que a estiver bloqueando
normalmente. Se o atacante tiver atropelar, a habilidade de atropelar n�o
ter� nenhum efeito porque n�o h� nada a que a criatura possa atribuir
o dano em excesso.
* Em uma partida com v�rios participantes do tipo "Gigante de Duas
Cabe�as", uma criatura pode atacar a equipe defensora ou um planinauta
controlado por um dos membros daquela equipe. Uma criatura atacando um
planinauta pode ser bloqueada por criaturas controladas por um dos membros
da equipe defensora, n�o apenas por criaturas controladas pelo controlador
do planinauta.
_CAUSAR DANO A PLANINAUTAS_
Se uma fonte que voc� controla fosse causar dano que n�o � de combate
a um oponente, em vez disso, voc� pode fazer com que aquela fonte cause
aquele dano a um planinauta que o oponente controla. Este � um efeito de
redirecionamento: voc� decide se deseja redirecionar o dano conforme o
efeito de redirecionamento � aplicado, e est� sujeito �s regras
normais de ordem de efeitos de substitui��o. O jogador afetado pelo dano
escolhe a ordem na qual aplicar os efeitos, mas o controlador da fonte do
dano escolhe se o dano ser� redirecionado. Observe que este
redirecionamento n�o pode ser aplicado ao dano de combate.
* Por exemplo, embora voc� n�o possa usar um planinauta como alvo de
Choque, voc� pode ter seu oponente como alvo de Choque, e ent�o,
conforme Choque � resolvido, escolher fazer com que Choque cause seus 2
pontos de dano a um dos planinautas de seu oponente. Se fizer isso, dois
marcadores de lealdade ser�o removidos daquele planinauta.
* Voc� n�o pode escolher dividir o dano entre um jogador e um
planinauta. No exemplo de Choque acima, voc� n�o poderia fazer com que
Choque causasse 1 ponto de dano ao jogador e 1 ponto de dano ao planinauta.
* Se uma fonte que voc� controla fosse causar dano a voc�, voc� n�o
pode fazer com que, em vez disso, aquela fonte cause aquele dano a um de
seus planinautas.
* Em uma partida do tipo "Gigante de Duas Cabe�as", o dano que seria
causado a um jogador n�o pode ser redirecionado a um planinauta que seu
colega de equipe controle.
Tyu_2k4 10-10-2007 20:28:53
Os planeswalkers (planinautas) n�o s�o creaturas, logo n�o podem
atacar ou defender, e por isso n�o t�m poder nem resistencia.
Basicamente estas cartas devem ser consideradas "mini-jogadores", que t�m
uma liga��o ao jogador que os jogou, sob a forma de marcadores de
lealdade. o Ajani por exemplo entra em jogo com 4 marcadores de lealdade, e
tal como tu podes jogar cartas para por creaturas, ganhar vida, por
marcadores +1/+1, estes mini jogadores podem fazer as habilidades que nelas
estao descritas, sendo o custo das habilidades tirar ou por um nunmero de
marcadores igual ao descrito a esquerda da habilidade, podes usar apenas 1
por turno, usar como se fosse feiti�o, nao podes usar a habilidade de -6
enquanto n�o tiveres 6 ou mais marcadores e podes jogar kker uma das
habilidades no turno em que o planeswalker entrou em jogo (n�o �
creatura, logo n tem enjoo).
de resto kdo te atacam podem declarar qual o alvo de cada creatura
atacante... o jogador (tu) ou o mini-jogador (o planeswalker) do mesmo modo
podes usar cartas de dano directo a um jogador no planisnauta. e o dano �
contabilizado sob a forma de retirar marcadores de lealdade por cada ponto
de dano (de combate ou directo) infligido.
por fim, estas cartas v�o para o cemit�rio quando n�o t�m marcadores
de lealdade, quer por terem levado dano, ker por teres tirado marcadores a
mais...
Planinauta é um novo tipo de card. Os planinautas são poderosos aliados que
voce que pode convocar para lutar ao seu lado.
Garruk Falabravo
{2}{G}{G}
Planinauta -- Garruk
[+1]: Desvire dois terrenos alvo.
[-1]: Coloque em jogo uma ficha de criatura verde 3/3 do tipo Besta.
[-4]: As criaturas que voce controla recebem +3/+3 e ganham atropelar ate o
final do turno.
Voce pode jogar um planinauta no momento em que puder jogar um feitiço. Um
planinauta é uma permanente, portanto, quando uma magica de planinauta é
resolvida, ela entra em jogo sob seu controle. Qualquer magica ou habilidade
que afete uma permanente (por exemplo, "destrua a permanente alvo") pode
afetar um planinauta. Observe que os planinautas não são criaturas; se um
card diz que afeta uma criatura, ele não afetaria um planinauta!
_SUBTIPOS DE PLANINAUTA_
Cada planinauta tem um subtipo. Por exemplo, Garruk Falabravo tem
"Planinauta -- Garruk" em sua linha de tipo. Esses subtipos tambem são
chamados de tipos de planinauta. Eles não são tipos de criatura; eles fazem
parte de uma lista independente.
* Se houver dois ou mais planinautas em jogo que compartilhem um subtipo,
todos eles serão colocados nos cemiterios de seus donos como um efeito
baseado no estado.
_LEALDADE DE PLANINAUTA_
Lealdade é uma caracteristica que somente os planinautas têm. Cada
planinauta tem um numero de lealdade impresso no canto inferior direito do
card. Isso não é poder nem resistencia -- é um novo valor.
* Um planinauta entra em jogo com uma quantidade de marcadores de lealdade
igual ao seu numero de lealdade. Durante o tempo em que o planinauta esta em
jogo, sua lealdade é igual ao numero de marcadores de lealdade sobre ele, e
o n�mero de lealdade impresso nele é ignorado.
* O dano causado a um planinauta resulta na remoção daquela quantidade de
marcadores de lealdade; consulte "Causar dano a planinautas" abaixo.
* Jogar a habilidade de um planinauta faz com que ele ganhe ou perca
lealdade; consulte "Habilidades de planinauta" abaixo. Quando um planinauta
perde lealdade, aquela quantidade de marcadores de lealdade é removida dele.
Quando um planinauta ganha lealdade, aquela quantidade de marcadores
adicionais é acrescentada a ele.
* Se a lealdade de um planinauta � igual a 0, ele é colocado no cemitério
de seu dono como um efeito baseado no estado.
* Durante o tempo em que um card de planinauta não esta em jogo, sua
lealdade é igual ao numero impresso no seu canto inferior direito.
_HABILIDADES DE PLANINAUTA_
Cada planinauta na coleção _Lorwyn_ tem 3 habilidades ativadas. Essas
habilidades t�m restri��es espec�ficas que n�o est�o escritas no
card, e seus custos t�m um novo s�mbolo.
* Uma habilidade de planinauta s� pode ser jogada pelo controlador daquele
planinauta, e somente quando ele puder jogar um feiti�o. Um jogador pode
jogar uma habilidade de planinauta no turno em que ele entra em jogo. Um
jogador n�o pode jogar uma habilidade de planinauta se uma de suas
habilidades j� tiver sido jogada naquele turno. Em outras palavras, voc�
est� limitado a jogar uma habilidade de cada um de seus planinautas
durante o seu turno.
* O custo para jogar uma habilidade de planinauta � representado por uma
seta com um n�mero dentro. As setas para cima cont�m n�meros
positivos, como "+3"; isso significa "Coloque tr�s marcadores de lealdade
neste planinauta." As setas para baixo cont�m n�meros negativos, como
"-1"; isso significa "Remova um marcador de lealdade deste planinauta."
Voc� s� pode jogar uma habilidade de planinauta com custo de lealdade
negativo se o planinauta tiver no m�nimo aquela quantidade de marcadores
de lealdade sobre ele.
_PLANINAUTAS EM COMBATE_
Os planinautas n�o s�o criaturas, portanto eles n�o podem atacar nem
bloquear. Entretanto, os planinautas podem ser atacados.
No in�cio da etapa de declara��o de atacantes, se o jogador defensor
controla um planinauta, o jogador ativo declara quem ou o que cada criatura
atacante est� atacando: o jogador defensor ou um dos planinautas daquele
jogador. Todas as criaturas atacantes podem atacar a mesma coisa ou coisas
diferentes. Se o jogador defensor controla m�ltiplos planinautas, qualquer
um deles ou todos eles podem ser atacados durante a mesma fase de combate.
No in�cio da etapa de declara��o de bloqueadores, o jogador defensor
declara quais criaturas que ele controla (se existirem) est�o bloqueando
as criaturas atacantes. As criaturas bloqueadoras n�o se importam com quem
ou o que as atacantes est�o atacando.
Durante a etapa de avalia��o do dano de combate, o dano das criaturas
n�o bloqueadas atacando o jogador defensor, o dano das criaturas
bloqueadas e o dano das criaturas bloqueadoras s�o atribu�dos e causados
normalmente. As criaturas n�o bloqueadas que est�o atacando um
planinauta atribuem e causam seu dano de combate �quele planinauta, o que
faz com que aquela quantidade de marcadores de lealdade seja removida dele.
Os planinautas, assim como os jogadores, n�o causam dano de combate.
* Se uma criatura com atropelar est� atacando um planinauta e �
bloqueada, o atacante deve atribuir dano letal a cada bloqueador, e pode
atribuir o dano em excesso ao planinauta. Entretanto, uma criatura com
atropelar que est� atacando um planinauta n�o pode "pisotear" aquele
planinauta e atribuir dano de combate ao jogador defensor.
* Se um planinauta deixar o jogo ou mudar de controlador, ele ser�
removido de combate e deixar� de ser atacado. Entretanto, a criatura que
estava atacando aquele planinauta n�o ser� removida de combate -- ela
continuar� a atacar. Mas ela pode ser bloqueada. Se ela n�o for
bloqueada, ela permanecer� uma criatura atacante, mas n�o atribuir�
nenhum dano durante a etapa de avalia��o do dano de combate. Se ela for
bloqueada, ela causar� dano a qualquer criatura que a estiver bloqueando
normalmente. Se o atacante tiver atropelar, a habilidade de atropelar n�o
ter� nenhum efeito porque n�o h� nada a que a criatura possa atribuir
o dano em excesso.
* Em uma partida com v�rios participantes do tipo "Gigante de Duas
Cabe�as", uma criatura pode atacar a equipe defensora ou um planinauta
controlado por um dos membros daquela equipe. Uma criatura atacando um
planinauta pode ser bloqueada por criaturas controladas por um dos membros
da equipe defensora, n�o apenas por criaturas controladas pelo controlador
do planinauta.
_CAUSAR DANO A PLANINAUTAS_
Se uma fonte que voc� controla fosse causar dano que n�o � de combate
a um oponente, em vez disso, voc� pode fazer com que aquela fonte cause
aquele dano a um planinauta que o oponente controla. Este � um efeito de
redirecionamento: voc� decide se deseja redirecionar o dano conforme o
efeito de redirecionamento � aplicado, e est� sujeito �s regras
normais de ordem de efeitos de substitui��o. O jogador afetado pelo dano
escolhe a ordem na qual aplicar os efeitos, mas o controlador da fonte do
dano escolhe se o dano ser� redirecionado. Observe que este
redirecionamento n�o pode ser aplicado ao dano de combate.
* Por exemplo, embora voc� n�o possa usar um planinauta como alvo de
Choque, voc� pode ter seu oponente como alvo de Choque, e ent�o,
conforme Choque � resolvido, escolher fazer com que Choque cause seus 2
pontos de dano a um dos planinautas de seu oponente. Se fizer isso, dois
marcadores de lealdade ser�o removidos daquele planinauta.
* Voc� n�o pode escolher dividir o dano entre um jogador e um
planinauta. No exemplo de Choque acima, voc� n�o poderia fazer com que
Choque causasse 1 ponto de dano ao jogador e 1 ponto de dano ao planinauta.
* Se uma fonte que voc� controla fosse causar dano a voc�, voc� n�o
pode fazer com que, em vez disso, aquela fonte cause aquele dano a um de
seus planinautas.
* Em uma partida do tipo "Gigante de Duas Cabe�as", o dano que seria
causado a um jogador n�o pode ser redirecionado a um planinauta que seu
colega de equipe controle.
Tyu_2k4 10-10-2007 20:28:53
Os planeswalkers (planinautas) n�o s�o creaturas, logo n�o podem
atacar ou defender, e por isso n�o t�m poder nem resistencia.
Basicamente estas cartas devem ser consideradas "mini-jogadores", que t�m
uma liga��o ao jogador que os jogou, sob a forma de marcadores de
lealdade. o Ajani por exemplo entra em jogo com 4 marcadores de lealdade, e
tal como tu podes jogar cartas para por creaturas, ganhar vida, por
marcadores +1/+1, estes mini jogadores podem fazer as habilidades que nelas
estao descritas, sendo o custo das habilidades tirar ou por um nunmero de
marcadores igual ao descrito a esquerda da habilidade, podes usar apenas 1
por turno, usar como se fosse feiti�o, nao podes usar a habilidade de -6
enquanto n�o tiveres 6 ou mais marcadores e podes jogar kker uma das
habilidades no turno em que o planeswalker entrou em jogo (n�o �
creatura, logo n tem enjoo).
de resto kdo te atacam podem declarar qual o alvo de cada creatura
atacante... o jogador (tu) ou o mini-jogador (o planeswalker) do mesmo modo
podes usar cartas de dano directo a um jogador no planisnauta. e o dano �
contabilizado sob a forma de retirar marcadores de lealdade por cada ponto
de dano (de combate ou directo) infligido.
por fim, estas cartas v�o para o cemit�rio quando n�o t�m marcadores
de lealdade, quer por terem levado dano, ker por teres tirado marcadores a
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Re: Planinauta
Muita giro canhão!!
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